Salvador Dalí.

14 mai

Salvador Dali nasceu em 11 de maio de 1904, às 8:45 GMT, na cidade de Figueres, na região de Empordà, perto da fronteira com a França, na Catalunha, Espanha. Irmão mais velho de Dalí, também chamado Salvador (nascido em 12 de outubro de 1901), havia morrido de gastroenterite, nove meses antes, em 01 de agosto de 1903. Seu pai, Salvador Dalí i Cusí, era um advogado de classe média e notário cuja estrita disciplinar abordagem foi temperado pela sua esposa, Felipa Domenech Ferrés, que incentivou os esforços artísticos do filho.Quando ele tinha cinco anos, Dalí foi levado ao túmulo de seu irmão e contada por seus pais que ele era a reencarnação de seu irmão, um conceito que ele veio a acreditar. De seu irmão, Dalí disse: “… [que] se assemelhava ao outro como duas gotas de água, mas tivemos reflexões diferentes.” Ele “foi provavelmente a primeira versão de mim mesmo, mas concebido demais no absoluto.“Dalí também teve uma irmã, Ana María, que era três anos mais jovem.

Com estrutura magra 1,72 m (5 pés 7 ¾ polegadas) de altura, Dalí já chamou a atenção como um excêntrico e dândi.Usava cabelo comprido e suíças, casacos, meias e calções no estilo de estetas ingleses do século 19.  Ele se tornou amigo íntimo de (entre outros) Pepín Bello, Luis Buñuel e Federico García Lorca. Dalí deixou crescer o bigode extravagante, influenciado pelo espanhol do século XVII mestre pintor Diego Velázquez. O bigode se tornou uma marca icônica de sua aparência para o resto de sua vida.

Em agosto de 1929, Dalí conheceu sua musa e inspiração,  Gala  sua futura esposa, nascida Elena Ivanovna Diakonova. Ela era uma imigrante russa dez anos mais velha, que na época era casada com a poeta surrealista Paul Éluard.No verão seguinte, Dalí e Gala alugaram uma cabana de pescador em uma pequena baía perto de Port Lligat. Ele comprou o lugar, e ao longo dos anos ampliaram-lo, construindo gradualmente sua casa  perto do  mar.Em 1931, Dalí pintou uma de suas mais famosas obras, A Persistência da Memória, que introduziu uma imagem surrealista de refrigerantes, relógios de bolso de fusão. A interpretação geral do trabalho é que os relógios moles são uma rejeição da hipótese de que o tempo é rígido ou determinista.

Dalí não se limitou à pintura, mas experimentou muitos outros meios de arte, romances, cinema,fotografia  e outros  processos: ele foi um dos primeiros artistas a utilizar holografia de uma forma artística. Várias de suas obras incorporam a ilusão de ótica.

Em 23 de janeiro de 1989, enquanto o seu disco favorito de Tristão e Isolda tocava, ele morreu de insuficiência cardíaca em Figueres com a idade de 84, e está sepultado na cripta do seu Teatro Museo em Figueres. A localização é do outro lado da rua da igreja de Sant Pere, onde teve seu batismo, primeira comunhão, e funeral, e fica a três quadras da casa onde ele nasceu.

Fonte: Pesquisa na internet.

Salvador, Gala e Nusch.

 Pintura Fotografia Surrealismo Salvador Dali Phillipe Halsman Arte

dali_stjeandelacroix.jpg

É impossível não se impressionar com as obras, a criatividade , a dinâmica de vida,a auto promoção ,a  técnica apurada e a excentricidade desse artista magnífico que é nosso Tema da semana: SALVADOR DALÍ.( um gênio inovador e único!)

Espero que aproveitem o Tema para se deliciar com esse artista maravilhoso/maluco/dandi/gênio/excêntrico/super criativo/fantástico.

Beijos! 

Maria Alcione.

About these ads

4 Respostas to “Salvador Dalí.”

  1. Josiene 14/05/2012 at 0:25 #

    Simplesmente ma-ra-vi-lho-sa a inspiração dessa semana! Amei de paixão e vou pintar minhas unhas com um esmalte vermelho e colocar a cobertura encantada da Risqué pra entrar no clima! :)

    • Alcione 14/05/2012 at 20:39 #

      Obrigada,também acho o “Tema da Semana” maravilhoso.
      Espero que suas unhas fiquem lindas. Abraços!

  2. lila293 14/05/2012 at 8:43 #

    Amei a inspiração da semana. Dali é incomparável.

    Esmaltoterapia

    • Alcione 14/05/2012 at 20:41 #

      Realmente ele é um artista maravilhoso, com uma t´cnica e criatividade de se admirar. Quanto mais se conhece suas fantásticas obras mais se gosta de

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.183 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: